Os Beija-flores são verdadeiras joias que encantam observadores, quer sejam pessoas que têm ou não o hábito de registrar aves.
Com seu tamanho pequeno, plumagem iridescente e movimentos rápidos, torna-se um desafio para quem deseja fotografá-los.
Por isso reuni algumas dicas para te ajudar a fazer bons registros de beija-flores.
DICA 1 - Padrão de Comportamento
Se você já identificou a presença de um beija-flor nas redondezas, tire um tempo para observar seu comportamento. Devido ao seu metabolismo acelerado, os beija-flores buscam por alimento várias vezes ao longo do dia, para realizar a reposição energética.
Sejam flores ou bebedouros, é muito provável que a ave retorne várias vezes ao mesmo ponto, o que facilita para você preparar o equipamento e as configurações ideias para as condições de iluminação.
DICA 2 - Equipamentos
É recomedável que você utilize os seguintes equipamentos e configurações. As nomenclaturas podem variar de acordo com o fabricante, assim como alternativas criativas podem ser usadas para solucionar a falta de algum equipamento.
Câmera
Câmeras com elevado Burst Mode (alta taxa de disparo contínuo) permitem fazer uma sequência com mais fotos, o que lhe dá mais opções de escolha da foto ideal.
Também é recomendável usar o modo de Auto-Foco Contínuo. A nomenclatura varia muito de acordo com cada fabricante. Na Canon, esta opção é chamada de AI SERVO.
Lente
Lentes teleobjetivas aproximam o assunto. Se a lente tiver abertura do diafragma elevada (ex: F/2.8) deixa entrar mais luz e permite elevar a velocidade do disparo.
Tripé
Mesmo utilizando alta velocidade, o uso de um tripé robusto e estável é recomendável, para garantir uma nitidez ainda mais elevada.
Flash
Apesar de não ser obrigatório, o uso do flash pode ser uma alternativa para compensar a iluminação natural insuficiente.
As próximas dicas têm relação com o Triângulo da Exposição. Tenha em mente que a Velocidade do Obturador será a variável mais importante dependendo do seu objetivo.
DICA 3 - Velocidade do Obturador
A velocidade com a qual os beija-flores conseguem bater as asas, é o que lhes permite literalmente parar no ar. A velocidade é tão impressionante, que pode chegar a até 80 batidas por segundo!
Para capturar todos os detalhes de um beija-flor em pleno voo - especialmente no caso das asas - a velocidade de disparo deve ser altíssima. Considere um mínimo de 1/2000s e o ideal por volta de 1/4000s.
Perceba a diferença no nível de detalhe obtido nas asas. Na primeira foto, a elevada velocidade permitiu congelar o movimento do beija-flor em pleno voo, enquanto na segunda o corpo aparece nítido mas as asas não.
DICA 4 - ISO
Conhecer a variabilidade do ISO da sua câmera bem como o limite aceitável daquilo que você consegue recuperar na pós-produção é muito importante. Afinal, o ISO é um dos fatores do triângulo da exposição que você pode ajustar para compensar uma situação de baixa luminosidade. Lembre-se que há técnicas de edição e softwares que auxiliam a reduzir o ruído de uma foto em níveis surpreendentes!
DICA 5 - Abertura
Você já sabe que a abertura do diafragma, assim como a velocidade do obturador, é uma variável física para controlar a quantidade de luz que a câmera vai capturar. Porém, você sabia que há uma relação direta entre a abertura e a nitidez das fotos?
Toda lente possui uma abertura que é o seu ponto de nitidez máxima - chamado de Sweet Spot. Para encontrar este ponto, deve-se evitar os extremos das aberturas máximas e mínimas, que geram aberrações.
Geralmente, você encontrará a maior nitidez reduzindo em 2 pontos de luz a partir da abertura máxima. Em alguns casos, é possível encontrar avaliações em sites que dão informação detalhada desta e outras características da lente.
O site www.lenstip.com oferece reviews de algumas lentes, com gráficos como este, da lente Sigma C 150-600mm DG OS HSM:
ESPAÑOL
ENGLISH
Se você achou este conteúdo útil, compartilhe com alguém que também esteja em busca de melhorar suas fotografias de beija-flores. Se você tiver alguma dúvida sobre os temas que eu abordei neste texto, deixe a sua pergunta e eu responderei.
Comments